sexta-feira, 29 de junho de 2012

Sacolas Plásticas Sufocam o Planeta? - III

Meus amigos,
Desculpem a insistência neste assunto. Mas a cara-de-pau dos supermercados não me permite esquece-lo.
Finalmente, o Ministério Público e uma Juíza de São Paulo perceberam não há nada de boas intenções em relação ao planeta nessa atitude dos supermercados de não mais oferecer sacolas plásticas aos clientes. Bati nesse ponto desde o primeiro dia.
Li, nesta semana, em algum jornal que não me lembro bem qual, que o Ministério Público entendeu que o acordo da associação dos supermercados transferia integralmente para os clientes a responsabilidade e o custo dessa "boa ação" de não mais sufocar o planeta. E, também, repudiou o fato de que uma rede fazia publicidade afirmando estar ajudando o planeta com a não distribuição das tais sacolas, obviamente "faturando" sobre o fato, quando todo o custo disso ficou com os clientes. Ou seja, a rede , de fato, não estava fazendo coisa alguma.
Que bom que o MP está atento!
Hoje o UOL Economia publicou uma pesquisa feita em sua pagina eletrônica sobre o assunto. Em que pese tal pesquisa não ter critério científico, mas dá uma boa idéia do que as pessoas comuns estão pensando a respeito. O resultado parcial hoje, com o total de 27.877 respostas, era:
  • 65,4% - Contra a não distribuição:
- 43,7%  por acreditarem ser apenas mais uma forma de os empresários ganharem dinheiro;
- 12,56% porque reutilizam as sacolas como sacos de lixo;
- 9,14% acreditam que essa ação tem pouco impacto no meio ambiente;
  • 1,51% afirmaram não ter opinião formada;
  • 33,09% eram a favor:
- 24,14% por já usarem sacolas retornáveis antes;
- 4,11% disseram estar ainda se adaptando; e
- 4,84% condicionaram sua posição a favor, se os supermercados oferecerem algum benefício.
Li, também hoje, em alguma página eletrônica de notícias, que alguns supermercados, ao atenderem a determinação judicial, estão racionando a distribuição das sacolas (o caixa decide sozinho e entrega ao cliente apenas a quantidade de sacolas que julga ser necessária para acomodar a compra).
Bem, tudo isso vem ao encontro do que eu já havia dito antes, reforçando minha opinião de que ninguem dessa associação de supermercados nunca pensou de fato no planeta, mas sim no bolso dos empresários de supermercados.
Amigos, o meio ambiente precisa de toda nossa atenção e cuidados. Mas antes de embarcarmos nos "bondes" que passam, vamos analisar com cuidado sua rota, pra sabermos se ele vai passar onde queremos chegar.
Abraços.

Nenhum comentário:

Postar um comentário