quarta-feira, 23 de maio de 2012

Sacolas Plásticas sufocam o planeta? - II

Caros amigos,
Ha algum tempo, publiquei aqui meu descontentamento com a decisão da Associação de Supermercados de não mais oferecer as sacolinhas plásticas para a clientela transportar suas compras.
Alguns amigos que viram a postagem, teceram críticas pessoalmente, dizendo que eu era anti ecológico, que eu não pensava no planeta, nas gerações futuras, enfim, toda essa conversa de "ambientalista".
Meus amigos, eu reafirmo que amo o meu planeta e conheço a situação crítica dos recursos naturais. Acredito profundamente que temos sim que nos educar mais e direcionar nossas ações no sentido de preservação.
O que eu deixei claro, naquela postagem, foi a minha desconfiança naquela ação específica. Em nenhum momento eu acreditei nas "boas intenções" dos empresarios daquela associação.
Hoje, trago aqui a comprovação daquela minha posição:
Ao fazer uma compra na rede de supercados Dia, fui surpreendido no caixa pela pergunta se eu ia querer sacolinha. Achei muito estranha esse pergunta, já que houve uma adesão quase que total dos supermercados àquela decisão de não mais oferecer sacolas aos clientes. E indaguei se o Dia não tinha parado de oferecer sacolas aos clientes. E, para meu espanto total, a gentil mocinha me disse que estava oferecendo a sacola PARA VENDA, ou seja, cada sacolinha plástica, exatamente igual àquelas que há alguns meses não mais seriam oferecidas porque SUFOCAM o planeta, agora são VENDIDAS por R$0,07 (sete centavos), cada uma. E o cliente pode COMPRAR quantas quiser para levar suas compras.

Notem, nas fotos acima, que a sacolinha comprada por mim, é exatamente igual às que eram oferecidas gratuitamente, exceto pelo símbolo de resciclagem que mandaram imprimir. E a cobrança, conforme se vê na primeira foto, no item 6 da nota, aparece sob a singela designação de "bolsa de autoserviço".
Está, assim, comprovada a minha tese, relatada na primeira postagem sobre este tema. Os supermercados queriam apenas e tão somente "quebrar" o costume mercantil de oferecer a tais sacolas e, a partir daí, poder cobrar por elas, ampliando assim sua margem de lucro. Em momento algum pensou-se de fato no planeta.
Ou será que o "slogan" que foi usado na campanha da Associação de Supermercados deveria ter sido "SACOLAS PLÁSTICAS GRATIS SUFOCAM O PLANETA" ????
Abraço a todos.

Nenhum comentário:

Postar um comentário